domingo, 29 de setembro de 2013

Cinecicle.Ciclecine - Pela democratização do acesso à informação, à história e à cultura



Reinventar a Ágora
A idéia de projetar filmes nas ruas é antiga de anos. A proposta sempre foi produzir reflexão sobre temas da atualidade e da cidadania, rompendo com a pasteurização, o elitismo e a atomização privada. Em outras palavras, reocupar os espaços públicos, reinventar a Ágora. Tentei materializá-la algumas vezes, por ocasião de eventos dos movimentos LGBTs - Maio, quando se tem o Dia Mundial de Combate à Homofobia; ou Outubro, quando se realiza a Parada do Orgulho do Grupo Arco-Íris, na cidade do Rio de Janeiro. Este ano de 2013, em março, propus outra vez a idéia, agora dentro de uma movimentação de feministas lésbicas que trabalhavam pela organização de um núcleo de ativismo na Lapa. O coletivo não avançou, mas serviu para que eu iniciasse a operacionalização da antiga proposta, que recebeu os nomes de Ciclecine / Cinecicle. Algumas pessoas trouxeram o seu incentivo e a sua contribuição e segui em frente, assumindo o custeio de quase cem por cento do projeto.


Protótipo inicial
Em maio ele foi às ruas diversas vezes, ainda que em fase de ajustes técnicos (que não foram poucos). O vídeo do Dia Nacional de Visibilidade de Pessoas Trans, do PNUD, ONU, foi o primeiro a ser exibido - nos Arcos da Lapa, onde se realizou a maior parte das projeções. 

Solanas no Arco dos Arcos
Vieram outras: "A Hora de Los Hornos", de Pino Solanas (11/08/2013); "Sou Mulher, Sou Brasileira, Sou Lésbica", de Vagner de Almeida, em 28 de agosto, mês da Visibilidade Lésbica (apresentado pela primeira vez em 20 de julho, no Pedalembando + Ocupa Lapa, mas com problemas na saída do som). Em julho, retornando de férias, criei a página no Facebook (https://www.facebook.com/cinecicle.ciclecine), visando melhor divulgação da proposta

Foto: André Camilo
Fotos: André Camilo
O contato com o Coletivo Projetação viabilizou a parceria no Projetaço de 7 de setembro – projeções na Cinelândia, no Ocupa Câmara e na Praça São Salvador, RJ. Em 14 de setembro foi a vez de o Projetação apoiar a iniciativa do Cinecicle.Ciclecine e juntos exibimos o documentário "A Batalha do Chile III -  O Poder Popular", de Patrício Guzmán, nas escadarias da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na Cinelândia, no Ocupa Câmara. 

Apoio aos professores, na ALERJ
No dia 21  levou o seu apoio à Ocupação realizada pelos Professores na ALERJ, exibindo material da categoria (vídeo documentário da anterior campanha do Sepe/RJ e da luta dos professores mexicanos).

O equipamento segue sendo ajustado, até que atinja o ideal de qualidade, funcionalidade e mobilidade. Várias pessoas espontanea e solidariamente já trouxeram a sua ajuda, na forma de conhecimentos técnicos, estímulo e divulgação – entre essas destaco os coletivos Projetação e Ocupa Câmara

Ainda são necessárias outras formas de colaboração para viabilizar o desenho final do equipamento – o desenho e a sua construção –, o que envolve a substituição da fonte de energia (de bateria automotiva para naval, trazendo maior eficiência na autonomia de uso) e da caixa amplificadora (de madeira para fibra de vidro, com ganhos fundamentais em redução do peso), a aquisição de microfone sem fio, além da construção de módulo para abrigar os equipamentos (amplificadores, fonte reversa, mesa de som, auto-rádio).

A idéia é que o seu desenho final permita sua mobilidade tanto através do triciclo, quando por meio de motocicleta e automóvel. 

Em breve será iniciada captação, através do portal www.benfeitoria.com/cinecicle.ciclecine, para viabilizar a finalização do projeto. Espero poder ter você entre as pessoas / entidades apoiadoras. 


Veja e curta mais informações, fotos e vídeos na página do projeto no Facebook: 
https://www.facebook.com/cinecicle.ciclecine

Nenhum comentário: