segunda-feira, 4 de junho de 2012

Agora vem O MAIS DIFÍCIL! ONU-RPU Recomenda ao Brasil ações CONTRA HOMOFOBIA e garantias ao CASAMENTO IGUALITÁRIO

Como anunciei aqui há 2 dias, a Conectas divulgou a íntegra das recomendações feitas ao Brasil pela Revisão Periódica Universal, realizada pela ONU, em sede de Direitos Humanos.

Ali pode-se ver na página cinco que a Finlândia apresentou recomendação ao Brasil para que
Finlândia
Recomenda que o Brasil emende sua legislação para garantir o reconhecimento legal para casais do mesmo sexo Recomenda que o Brasil adote medidas para abordar crimes de homofobia e transfobia, incluindo a criação de um sistema para o registro de tais crimes. (Destaquei)
United Nations Webcast - Finland, UPR Report of Brazil, 13th Universal Periodic Review

Agora é preciso ir à luta. Nada vai mudar automaticamente só porque esta recomendação foi feita! 

- Para termos uma ideia bem clara de nossa correlação de forças, basta lembrar a atuação da ABGLT nesse caso.

ABGLT
Tida pela sociedade em geral, pela mídia e até por muitos LGBTTs, como "a" representante do movimento - e, portanto, porta-voz de suas demandas -, a ABGLT nunca cuidou de repassar as informações sobre sua atuação, os mecanismos de denúncia e calendários.

Sempre que é interpelada por qualquer ativista independente, repete a mesma cantilena suicida, divisionista e arrogante: Só tem dever de informar aos membros de suas afiliadas. 

GOVERNO "NOSSO ALIADO"
Diz a Conectas:
No mesmo documento enviado pelas ONGs, é pedido, entre outros, ao governo que publique em português todas as recomendações recebidas durante a sabatina da RPU realizada na semana passada, em Genebra, quando mais de 70 Estados fizeram questionamentos ou recomendações ao Brasil na área de direitos humanos.
 Como qualquer um pode constatar, até hoje o Governo da Presidenta Dilma (aquele que "governa para todos" e "é um defensor ingransigente dos Direitos Humanos")  não moveu uma palha para tornar público todas as recomendações.

CORRELAÇÃO DE FORÇAS
Como disse Camila Asano, agora vem O MAIS DIFÍCIL! é a luta tenaz e determinada para tirar esta recomendação do papel e fazê-la acontecer!


Não nos enganemos: Dentro de um universo de recomendações que engloba violações de direitos no interior do sistema carcerário; desalojamento de populações no rastro dos megaeventos internacionais (Copa etc.); questão indígena; questão quilombola; extermínio praticado pelas forças policiais e tantas outras, tendo a entidade nacional (ABGLT) como um braço do governo federal e o Parlamento obscurantista e reacionário que temos, as coisas não serão fáceis.

NÓS SOMOS AUTORES DE NOSSA HISTÓRIA
Somos NÓS, pessoas autônomas, não submetidas a nenhuma lógica partidária, que teremos - de uma vez por todas - arregaçar os braços, nos unir e partir para a AÇÃO!

Nós, cada um de nós! Terá que atuar decididamente se quiser virar esse jogo! Com a mesma "devoção" com que se torce para um time de futebol! com a mesma paixão, a mesma garra!

- Como?

*Escrevendo emeios à Presidência da República, à Ministra Maria do Rosário, aos deputados, senadores, deputados estaduais, governador, prefeito, vereador!

*Solicitando a eles que apoiem e cobrem do governo federal e do Congresso a sua implementação.

*E àqueles que tem o poder/dever de implementá-las (Presidência da república, Presidente das casas legislativas, das Comissões de Direitos Humanos das mesmas), solicitar que IMPLEMENTEM a recomendação da Finlândia.

*Organizando "tuitaços"

*O calendário das "Paradas" vai começar! Podemos muito bem aliar a alegria, a festa, ao protesto, à reivindicação ostensiva e consciente de nossos direitos. 

*Se você tem uma rede social numericamente significativa, você pode tambem propor uma "vaquinha" para publicar uma matéria paga em página de destaque de algum jornal de circulação nacional. 

*Ou um "out door" em local de grande circulação!

*Ou um anúncio em transportes coletivos (elevadores, ônibus, barcas etc.).

*Um texto bem curto, simples, direto, mas diagramado com o destaque necessário para que seja visto. 

Algo como, por exemplo,
BRASIL: ACOLHA A RECOMENDAÇÃO DA FINLÂNDIA!
LEI CONTRA HOMO, LES E TRANSFOBIA!
GARANTIA AO CASAMENTO IGUALITÁRIO!

*Pode, ainda, querer organizar uma PETIÇÃO PÚBLICA.

*Ou, caso seja editor de alguma publicação, pautar a questão, ou, caso tenha contatos, solicitar que apautem!

*Ou qualquer outra ideia que lhe pareça capaz de chamar atenção do Governo e do Congresso. Afinal este é um ano de eleições!

Como você pode ver, é ilimitada a forma de ação, nesse esforço coletivo para que o Brasil assuma suas resposabilidades e dê prioridade a questão dos Direitos Humanos de sua população de cidadãos LGBTTs, até aqui tratados como cidadãos e cidadãs de segunda classe.

- Só depende de nós!


Nenhum comentário: